Battlestar Wiki:Spoiler Policy/pt:Battlestar Wiki:Regras para Spoilers

From Battlestar Wiki, the free, open content Battlestar Galactica encyclopedia and episode guide
This page is an official policy of Battlestar Wiki.
This policy is considered by the community and its leadership to be the status quo of Battlestar Wiki and is not to be countermanded or ignored, though changes to it can be discussed on the appropriate talk page. This policy was implemented on 23 September 2005.
Shortcut:
BW:SP

Resumo

Enquanto guia de episódios e enciclopédia (e, em certos casos, dicionário), esta wiki pode incluir informação com "spoilers". Este conjunto de regras reflecte não só sobre a utilização e corroboração desta informação, como também sobre a melhor forma de prevenir a divulgação não solicitada nos artigos.


Definição de "Spoiler"

Um "spoiler" (do inglês "to spoil something", estragar algo) é uma palavra usada para definir revelações importantes que podem estragar o interesse do utilizador numa história, tal como divulgar tramas futuras ou novos factos sobre personagens já estabelecidas.

Para um novo espectador das séries "Battlestar", tudo poderá ser considerado spoiler. Esta wiki, enquanto fonte de referência para as séries, não pode proteger os novos espectadores desta informação.

Um spoiler refere-se apenas a informações sobre os episódios que não foram ainda emitidos em qualquer país, seja qual for a sua dimensão ou impacto. As regras para spoilers desta wiki pretendem assim proteger os espectadores que já conhecem a série mas que não querem ser expostos a informação sobre episódios que não foram ainda emitidos.


Regras Gerais

Reconhecendo que informação a mais pode ser prejudicial para alguns visitantes, mas que não afecta outros, a Battlestar Wiki estipula algumas regras para a criação de spoilers:

  1. Pode ser adicionada informação sobre episódios ainda não emitidos, desde que o artigo seja devidamente indexado com um aviso de spoiler da seguinte forma:
    • Nos artigos cem por cento relativos a um episódio não emitido, a tag -- {{spoiler}} – deve ser a primeira linha do texto do artigo, antes de qualquer texto ou template.
    • Nos artigos que contenham informação sobre episódios não emitidos e já emitidos, o texto que contém o spoiler deve ser colocado com a ajuda do código {{spoiltext}}. Nas listas, deve-se escrever a informação dentro do código {{spoilli}}
    • Todos os spoilers devem indicar a fonte, seja na forma de uma URL ou, no caso de publicações físicas, de uma imagem JPG ou PNG, que pode ser digitalizada e colocada na página de discussão do artigo que contém o spoiler.
    • A não conformidade com este regulamento pode resultar na eliminação do spoiler. Caso o erro persista, as consequências podem ser agravadas.
  2. A informação contida nas páginas de utilizador ou de discussão não necessita de estar identificada com a tag {{spoiler}}, embora se recomende que se tenham em conta os visitantes que possam ter uma opinião diferente relativamente aos spoilers.
  3. Assim que o episódio for emitido em qualquer país -- ou caso esteja a ser emitido durante a edição do artigo – a informação deixa de ser considerada "spoiler".


Templates

  • {{spoiler}}: Para páginas que contêm quase só spoilers.
  • {{spoiltext|text}}: Para esconder spoilers numa página que tenha informação que "não" é spoiler
  • {{spoilerbelow}}: Igual a {{spoiler}}, , mas indica ao utilizador que o spoiler começa depois da barra.


Imposição das Regras

O não cumprimento destas regras pode resultar num aviso formal na página pessoal do utilizador. A não resposta aos avisos pode resultar no bloqueio do utilizador ou na sua expulsão, dependendo das circunstâncias.