Battlestar Wiki:Citation Jihad/pt:Battlestar Wiki:Guerra das Citações

From Battlestar Wiki, the free, open content Battlestar Galactica encyclopedia and episode guide
This page is one of Battlestar Wiki's many projects.
This page serves to coordinate discussion on a particular aspect of this Wiki. The formal recommendations of a project may be treated as policies.
Shortcut:
BW:CITE
BW:CJ
BW:Jihad


A Battlestar Wiki pretende ser uma fonte de informação detalhada e fidedigna para uma obra ficcional. Devido à natureza própria das wikis, onde todos podem contribuir, e às interpretações subjectivas implícitas a obras de ficção, é vital citar fontes e verificar factos. A página deste projecto dedica-se a definir o que pode ser considerado informação comprovada ou informação de fontes oficiais relativamente a personagens, eventos e situações na saga Battlestar Galactica


Preâmbulo

O objectivo da Battlestar Wiki não é discutir a legitimidade de fontes não oficiais, mas sim fornecer e disponibilizar informação válida. Apenas citações de fontes oficiais como o Sci Fi Channel, o Ronald D. Moore, e elenco ou equipa da Série Original ou da Série Reinventada serão aceites. Qualquer informação veiculada por outras fontes será imediatamente apagada da wiki.

O desrespeito contínuo desta regra incorrerá sanções por parte de um administrador.


Fontes

Por ordem de fiabilidade:

  1. Conteúdo de um episódio emitido, incluindo "cenas extra" da terceira temporada da Série Reinventada.
    • TWIZ TV é uma boa fonte para transcrições de episódios das temporadas 1 e 2 da Série Reinventada.
    • The SadGeezers Guide oferece transcrições muito completas da terceira temporada da Série Reinventada
    • DVDs (legendas, provas visuais, extras)
  2. Comentários oficiais dos produtores:
  3. Outras afirmações de produtores, elenco e equipa
  4. Os Websites do The Sci Fi Channel e da Sky One


A ordem pode ser alterada quando existir informação comprovada de fontes especializadas. Factos apresentados nos episódios têm precedência aos comentários dos produtores; os erros de filmagens e bloopers devem ser ignorados.

Caso um comentário venha a ser desmentido em informações posteriores, dá-se prevalência à informação actual, deixando uma nota na página Erros de Continuidade (RDM).


'Lista de fontes não fiáveis

  • Battlestar Wiki. Qualquer informação que não tenha sido confirmada pessoalmente pode não ser fidedigna.
    • Excepto as informações fornecidas pelas Sources: e comentários do elenco ou equipa nos Comunicados Oficiais
  • Wikipedia. Sempre que a informação não for devidamente citada.
  • IMDB. Sempre que a informação não for devidamente confirmada.
  • Scifipedia. Esta nova wiki, gerida pelo Sci Fi CHannel, utiliza frequentemente informação da Battlestar Wiki como fonte.
  • Páginas de Fãs onde não são indicadas as fontes, tais como Battlestar Galactica Tech Manual, Colonial History, Galactica Station, TV.com
  • Fontes anónimas, incluindo aqueles que citam fontes anónimas. A validade destas forntes não pode ser comprovada.


As nossas armas

Conteúdo Derivado

A Battlestar Wiki é uma enciclopédia sobre obras ficcionais, onde as personagens, a tecnologia e os eventos nunca são devidamente explicados ou definidos. Por esta razão, é possível adicionar a um artigo informações que contribuam para a intriga, desde que baseado em eventos lógicos e actuais, personagens e afirmações de fontes oficiais. A isto chama-se conteúdo derivado. Há duas formas de conteúdo derivado: especulação plausível e dedução lógica.


Especulação

A Especulação baseia-se nas atitudes ou afirmações das personagens para explicar as suas motivações ou a direcção possível da trama. No caso de falta de informação de fontes oficiais, pode contribuir para a reflexão e discussão sobre os assuntos apresentados num artigo, quando devidamente apresentada e justificada. A especulação é a única fonte de informação para conteúdos relativos à Série Original, visto que há poucas fontes oficiais disponíveis para consulta ou pesquisa desde que a série terminou.


Dedução Lógica

Para a Dedução Lógica contribui a informação disponível nas várias fontes oficiais, mesmo quando o assunto não seja directamente discutido numa mas sim em várias fontes.


Notas sobre o uso de conteúdo derivado

A especulação e dedução lógica pressupõem uma confirmação das fontes usadas, e devem evitar o fanwanking. Os artigos que não cumpram as regras de citação de fontes oficiais devem ser reformulados para evitar a sua eliminação.


Templates para Notas de Rodapé

Na Battlestar Wiki deve ser usado o código Cite.php para citações. Ex: <div style="font-size:85%"><references/></div> A formatação das citações deve seguir o template: Template Citação, colocando-se dentro das tags <ref>.